Zagreb

Saímos do Rio de Janeiro em um vôo da Alitalia para Veneza com conexão em Roma. Ficamos 2 dias em Veneza para as crianças conhecerem e seguimos para Zagreb, voando pela Lufthansa, em razão do melhor custo benefício (horário do voo, preço etc.). Muitas pessoas preferem pegar um ferry da Itália para a Croácia.

Há a opção de ir de carro e conhecer outros países como Eslovênia (são 2 horas até Zagreb), Itália (de Veneza até Zagreb, 4 horas), Áustria (de Viena para Zagreb são 4 horas) e Alemanha (de Munique até Zagreb são quase 6 horas).

Muita gente não inclui no roteiro, porque não tem praia, mas vale a pena.
Quantos dias? Ficamos 2 dias, mas 1 é suficiente.

Onde ficar? Escolhemos o hotel mais clássico e tradicional da cidade (como se fosse o Copacabana Palace croata). Maravilhoso!!! A localização é ótima, bem ao lado do Jardim Botânico, pertinho dos principais parques e do Teatro Nacional. Uma caminhada de 15 minutos te leva até o centro.

Zagreb é composta por uma parte alta (centro antigo) e pela parte baixa (moderna). Do nosso hotel, fomos andando pela avenida principal até a cidade baixa. O caminho é arborizado e com prédios históricos. Há uma praça super animada onde as pessoas tomam sol e a noite assistem a shows, peças e concertos (assistimos a uma apresentação de música clássica sentados na grama).

Não vá de carro ao centro antigo, pois a circulação é restrita, não deixando passar os particulares.

Da parte baixa para a alta, existe um funicular. É um charme e as crianças gostam. Acaba entrando como programa. A distância é curta, então você pode subir por uma escadaria que fica logo ao lado e é tranquila ou ir pelas ruas dos bares.

Ao subir pelo funicular ou pela escadaria, você chega ao Mercado central Dolac, logo atrás da praça central. Todos os dias há uma feira de frutas, legumes, queijos e iguarias. Aproveite e coma um burek!

O Börek ( ou burek) é um pastelzinho turco, como se fosse um pastel de forno com uma massa mais leve recheado de carne, queijo ou legumes. No Rio de Janeiro é tradição ir à feira livre e comer pastel tomando caldo de cana. Pelo visto, lá é algo parecido (risos).

Visite a catedral, pois é belíssima. Em estilo gótico, dedicada a Assunção de Maria e aos reis São Estevão e São Ladislau. Em frente à entrada há uma bela coluna da Virgem Maria. Foi uma grata surpresa me deparar com aquela imagem reluzindo com o céu azul ao sair da catedral. Recentemente (22/03/2020), uma das torres foi danificada por um terremoto.

Um dos destaques é a Igreja de São Marcos, gótica, cartão postal da cidade com seu telhado todo em mosaico representando o brasão de armas de Zagreb (castelo branco e fundo vermelho) e do Reino Triunfo da Croácia, Eslovênia e Dalmácia.

Saindo da igreja de São Marcos e passeando pelo centro histórico, descobrimos um museu bem peculiar: o Museu dos Relacionamento Terminados. Histórias tristes e engraçadas expressadas em variados objetos. Como sede permanente do museu, há também uma Los Angeles inaugurada em 2016. Além desses, conta com exposições itinerantes.
Fique ligado na programação pelo site: 
www.brokenships.com

Horário de funcionamento:

De 1 de junho a 30 de setembro: todos os dias das 9:00 às 22:30. Última entrada 22:00.
De 1 de outubro a 31 de maio: todos os dias das 9:00 às 21:00. Última entrada 20:30.
Fechado na véspera de Natal, Natal, dia de Ano Novo, Páscoa e dia de Todos os Santos.
Na véspera de Ano Novo, aberto das 9:00 às 18:00.

Passeando pela mesma área, podemos avistar a Torre Lotrščak, que foi criada em 1266 com o objetivo de proteger a cidade. O nome significa “sino dos ladrões”.

No final do século XIX, o governo adquiriu um canhão para que fosse disparado todos os dias ao meio dia. Apareceu pela primeira vez em 1877, desapareceu na Primeira Guerra Mundial e retornou em 1927, permanecendo até o dia de hoje. Uma atração! As crianças adoraram esperar pelo tiro de canhão e pelo susto. Um estrondo bem forte!

Lembra que falei que você poderia chegar na parte alta por uma rua de bares? É super fácil de achar. Ela se chama Rua Tkalciceva, repleta de restaurantes, lojinhas, locais e turistas. É bem gostoso sentar para tomar alguma coisa e observar o vai e vem das pessoas… considerado um dos points mais good vibes do dia e da noite de Zagreb.

Outra área interessante para um passeio fica mais próxima da estação de trem, onde estão os principais museus da cidade e o nosso hotel. Assistimos um concerto ao ar livre na Praça Marka Marulića. Muito legal! Famílias levam as suas esteiras para deitar e sentar na grama para ouvir música todo o tipo de música, dependendo da programação.

Assistir a um concerto de música clássica, como foi o nosso caso, deitado na grama de uma praça, com várias famílias em volta com o seu farnelzinho e em um silêncio respeitoso e sepulcral durante a apresentação, foi de tirar vários sorrisos do lábio. Não temos o hábito aqui no Brasil de ouvir música clássica e dessa forma tão especial… vibramos muito!

Pra quem gosta de assistir, vale se programar para o INmusic Festival, onde há rock e indie, sempre no mês de julho, alguns dos maiores artistas do mundo. Em 2021, o INmusic vai comemorar a sua 15ª edição mais uma vez no cenário silvestre do Lago Jarun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *