Bol: cidade de Brac e a famosa praia de Zlatni Rat
É uma cidade da Ilha de Brac, onde se encontra a famosa praia de Zlatni Rat (Chifre dourado), banhada pelo Mar Adriático. É composta por duas partes: uma arborizada e a outra devassada no formato de uma língua mar a dentro.
Como chegar? Quando comecei a pesquisar a ida até essa praia, ficou a dúvida: bate e volta de Split ou de Hvar? O meu objetivo era menos tempo no barco, porque não sou uma apreciadora. Adoro o mar, mas morro de medo de mar aberto. Gosto de terra firme! Então, o meu foco foi esse. Cheguei à conclusão de que de Split levaria menos tempo (1 hora).
Contratamos um passeio privativo na Riva para ter mais liberdade, porém há ferries saindo todos os dias de lá. Consulte o site da empresa Jadroliniya (https://www.jadrolinija.hr/), que tem os horários de ida e volta, bem como os preços.
O nosso passeio de barco até incluiu uma ilhota chamada Milna com uns coqueiros que se misturavam com aquele mármore branco da arquitetura. Foi uma bela surpresa! Além de um mergulho em Sutivan.
Ao chegar em Bol, fomos andando até a praia por um caminho arborizado e cheio de esculturas marmorizadas. A vista é linda do alto mesclada com o mar azul piscina.
Recomendam visitar a cidade, mas fomos direto à praia.
O que ver na cidade:
1) Caverna do Dragão – uma capela do século XV com detalhes esculpidos nas paredes;
2) Igreja de Blaca – que foi construída num penhasco íngreme;
3) Mosteiro Dominicano do século XV com pinturas barrocas croatas;
4) Vinícola Stina Winnery.
Criei muita expectativa, pois sempre via a praia vazia. Quando chegamos, estava lotada, tipo Ipanema no verão. Vantagens: a praia é de areia limpa e bonita, abstraindo a galera, além de a caminhada até lá ter sido bem especial. Não tem estrutura de espreguiçadeira e os restaurantes ficam longe. Então, não valeu a pena? Valeu muito! Iria novamente.
Ana Matoso
Eu e minha família estamos sempre de malas prontas para conhecer o mundo!